Uma das figuras mais importante da história da Soul Music, James Brown possuia um poder de influência gigante e bastante amplo. Desde para o Funk que começara a crescer na virada dos anos 60 para 70, até outras áreas como o Rock, inspirando Mick Jagger em sua postura marcante no palco, e também um pouco mais adiante, James influenciou fortemente a cena do Hip Hop. Um gênio.
Querer colocar todo seu legado e discografia em apenas um post, seria algo pretencioso e impossível, então eu escolhi falar um pouco sobre um dos melhores trabalhos de sua carreira, o disco ‘’The Payback’’, lançado em 1973. Seu 40º álbum de estúdio.
Eu diria que é o disco mais grandioso de sua carreira, com belíssimas orquestrações em alguns momentos, e em outros o funk/soul bastante cru. Apesar de ser composto por apenas 8 faixas, todas elas são bastante longas, oque fez dele um disco duplo.
Além da parte instrumental maravilhosa, vale-se destacar a voz de James Brown, a entrega que já é uma marca, nesse disco cresce ainda mais, parecendo até que é o último disco que seria gravado de sua carreira. Um ótimo exemplo é sua performance em ‘’Doing The Best I Can’’, é algo assombroso.
A capa é sensacional, uma das minhas preferidas de todos os tempos, Uma ilustração de muito bom gosto, com James olhando para algum ponto, e a baixo mãos representando o título do disco ‘’Payback’’. Essa capa no vinil se destaca muito.
De considerações finais, ‘’The Payback’’ é um dos meus discos preferidos de toda a Soul/Funk Music, e aqueles que derem uma chance, não irão se arrepender. Fica a recomendação, desse artista incrível que foi James Brown.