55 anos de ”Coltrane’s Sound”.

A contribuição de John Coltrane para história do Jazz, é imensurável, ele foi um dos expoentes do gênero, e nos anos 60 ele estava produzindo muita e tudo com muita qualidade, era uma grande fase em sua carreira.

1964

Eu diria que dentro de sua discografia não existe disco ruim, e especialmente nos anos 60, nada é menos do que irretocável. No ano de 1961, ele lançou um dos seus maiores clássicos, ‘’My Favorite Things’’. Durante as gravações desse disco, um outro trabalho foi realizado, que seria lançado alguns anos depois, o ‘’Coltrane’s Sound’’, e neste mês esse disco completa 55 anos de seu lançamento.

Em 1964 Coltrane já havia parado de gravar para a Atlantic Records, mas por questões contratuais, a gravadora utilizou essas ‘’sobras” de gravações de 1961 e lançaram esse disco sem a devida aprovação de John Coltrane. Isso pode parecer que por ser um material não utilizado na época, ele não tem muita qualidade, mas se tratando de um gênio como Coltrane, as sobras são melhores que muita coisa.

coltranes

No geral, eu considero um dos melhores trabalhos de John Coltrane, e talvez seja um dos discos mais pops de sua carreira, tem momentos com uma pegada maior, mas nada tão distante como no disco ‘’Live In Seattle’’ ou ‘’Ascencion”. Aqui vemos algo bem mais cadenciado e palatável.

Creio que esse disco é uma grande porta de entrada para conhecer a carreira de John Coltrane, ele te convida a querer ouvir mais de onde veio esse som, é maravilhoso e fica a recomendação no seu aniversário de 55 anos!

 

Anúncios

Autor: Neto Rocha

22 anos, atleta de futebol e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

Deixe um comentário