A indicação de hoje fica para um interessantíssimo documentário sobre a história de um grande estúdio.
Sound City, estúdio inaugurado nos anos 70 em Van Nuys – Los Angeles, Califórnia foi o local escolhido para a gravação de vários clássicos da história da música como:
⁃ After the Gold Rush – Neil Young (1970)
⁃ Fleetwood Mac – Fleetwood Mac (1975)
⁃ Damn the Torpedoes – Tom Petty and the Heartbreakers (1979)
⁃ Nevermind – Nirvana (1991)
⁃ Rage Against the Machine – Rage Against The Machine (1992)
Dois dos fatores que atraiam os artistas para aquele estúdio era o som de bateria incrível que poderia ser extraído de uma sala meio que improvisada e o outro fator era a mesa Neve 8028 feita especialmente para o local que contava com muitas opções que não se encontrava em outros estúdios. Essa mesa acabou nas mãos de Dave Grohl que a levou para seu estúdio após a falência do Sound City em 2011.
O documentário inicia contando todo o início, a construção do estúdio, quais artistas gravaram lá, e traz depoimentos dos próprios contando o porque da escolha daquele estúdio que era extremamente sujo, com uma localização ruim, e contava com uma má administração.
A direção de Dave Ghrol deixa tudo muito dinâmico com entrevistas e imagens de bastidores da época.
Mais para a segunda parte do documentário, ele começa a ser focado num projeto de Dave Grohl.
Ele teve a ideia de reunir varios artistas que gravaram no estúdio junto a outros que não utilizaram o estúdio como Paul Mccartney e gravam um disco juntos. Isso tudo resulta num registro interessante. O disco foi lançado em 2013 com o título de “Sound City – Real To Reel” e conta com 11 faixas.
Bom, “Soundcity” é um documentário muito honesto, bem intimista e na minha opinião é muito interessante para quem gosta de saber um pouco mais sobre essa dinâmica dentro de um estúdio, ainda mais de um estranho, sujo, porem único estúdio, chamado Soundcity.