Medir o tamanho da importância dos Stooges pro Rock N’ Roll é praticamente impossível. Iggy e seus companheiros fizeram muito principalmente pelo Punk! A atitude e postura caótica deles fora um dos pilares na construção do gênero e não por acaso venho aqui para celebrar os 50 anos do disco chave de tudo isso, o grande ”Raw Power”!

Os Stooges já faziam muito barulho antes do lançamento desse clássico, já que em 1969, fomos presentados com o autoinitulado e em 1970 chegou ás lojas, o “Funhouse” que pra muitos é o disco definitivo dos Stooges, ele já carrega uma produção mais bem acabada e composições um pouco mais acessíveis. Já para o próximo disco, as coisas seriam bem diferentes, a começar pela entrada do guitarrista James Williamson que trouxe um peso que se encaixaria muito com a proposta da banda.
A sujeira e agressividade dão ritmo a faixas como “Search and Destroy”, “Gimme Danger” e “Penetration”, a gente consegue notar uma variedade de caminhos que a banda seguiu mas que sempre chega na visceralidade mesmo utilizando violões, climas e momentos bastante sombrios. O disco como um todo está bem agressivo e muito empolgante e como curiosidade, na produção, temos duas versões, uma com Iggy produzindo que está bem mais sujo sonoramente e outra com Bowie que deixou um pouco mais acessível mas manteve com perfeição, toda a inteção e sentimento do disco.
Posteriormente, o disco “Raw Power” se tornou um dos mais influentes do Rock, mais para o Punk, que é um um gênero que absorveu tudo o que esse disco revelou. E hoje em dia é considerado um verdadeiro expoente da música. Eu sei que para o grande público é um disco não tão comentado mas que eu diria que é uma obrigação tê-lo na coleção! Fica a homenagem e recomendação!
