Considerada uma das bandas mais cuidadosas de todos os tempos, o Steely Dan soube muito bem como desenvolver uma discografia maravilhosa com diversos clássicos. Para quem não conhece muito a banda, eu já adianto que você está diante de uma entidade do Yatch Rock, e em particular, hoje comemoramos 50 anos de um dos maiores discos de estreia de todos os tempos, o “Can’t Buy A Thrill”!

O ano de 1972 foi dominado pelos grandes artistas que tiveram coragem de se desenvolver musicalmente e arriscar um novo modelo de som mais adequado á cena que regia aquele início da década de 70. Ao mesmo tempo, alguns artistas que seriam extremamente relevantes surgiam naquele momento, dentre eles o “Steely Dan”, totalmente na contra mão do Rock e numa direção do Yatch Rock ou AOR que começara a se desenvolver a partir dali.
Também muito influenciados pelo Jazz Rock, o Steely Dan chegou com um disco de estreia simplesmente maravilhoso, músicas assobiáveis, composições únicas e uma qualidade praticamente incomparável, esse disco seria o “Can’t Buy A Thrill”, liderados por um gênio chamado Donald Fagen! Neste trabalho nos deparamos com uma banda definitivamente pronta, sabendo o que queria.
Das faixas do disco, eu preciso destacar a faixa de abertura “Do It Again”, uma abertura que representa perfeitamente tudo isso que comentei até agora, grande início! Já minha favorita do disco é a segunda do disco, “Dirty Work”, uma faixa envolvente e muito diferente do que estava rolando na época! E é claro que eu preciso falar sobre “Reelin’ In The Years” que sem dúvida é o maior sucesso desse trabalho!
De considerações finais, o “Can’t Buy A Thrill” é um dos melhores lançamentos do ano de 1972 e uma das maiores estreias de todos os tempos. Poucas bandas chegaram na indústria musical com tanto preparo e inovação e o Steely Dan é uma das bandas menos comentadas nessa área. Merece demais esse destaque e homenagem nos 50 anos do lançamento dessa verdadeira pérola!
