50 anos de ”Acabou Chorare”: Uma pérola brasileira dos Novos Baianos.

A música popular brasileira pode ostentar alguns clássicos que entram em qualquer lista de maiores discos de todos os tempos. Os Novos Baianos foram muito importantes na construção do nome da música nacional e há 50 anos, eles lançavam um grande disco, o clássico ”Acabou Chorare”!

Até então, eles haviam lançado o disco ”Ferro na Boneca” em 1970, uma excelente estreia que colocou a banda no cenário e mostrou a personalidade da banda. Depois a banda acabou se mundo da Bahia para o Rio de Janeiro, e se reuniram num sítio para viverem juntos e começar a trabalhar num segundo disco. A gente já viu mais de 1 exemplo que essa onda da galera morar junto, estar no mesmo dia a dia, faz a diferença na hora de construir uma sonoridade orgânica, jogando futebol, fazendo churrasco e confraternizando.

O disco se chamaria ”Acabou Chorare”, seria lançado em 1972, ele seria um disco bem diferente e muito inspirado, com uma sonoridade bem brasileira, muito influenciada por João Gilberto, muito violão, muita música orgânica ao mesmo tempo, guitarra e uma força que deu um resultado bastante único e inovador.

Falando um pouco sobre as músicas, ele abre com ”Brasil Pandeiro”, ótima abertura que foi escolhida para representar a sonoridade do disco, mostrando essa dualidade entre a tristeza e alegria, essa que recheia todo o disco. ”Preta Pretinha” é muito popular entre a galera, garanto que até quem não conhece a banda, conhece essa faixa, excelente. Já a maior e muito provavelmente melhor música desse disco é ”Mistério do Planeta”, uma composição perfeita, que te surpreende durante toda a audição, destaque também para o solo de guitarra de Pepeu no fim.

”Acabou Chorare” é um dos discos mais importantes da música brasileira, inclusive a maior parte das pessoas o considera o maior de todos nessa categoria. Eu não sei se concordo com isso, mas ele está lá no pódio. É quase um trabalho hippie brasileiro, recheado de clássicos e de qualidade inquestionável! É um prazer falar sobre ele nos 50 anos de seu lançamento, fica a homenagem!

Autor: Neto Rocha

25 anos, e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

105 pensamentos

    1. se entende

      se juntar

      humilhar 🏇🏇🏇🏇🏇🏇🏇🏇🏇🏇🏇🏇🏇🏇🏇🏇🏇🏇🏇🏇🏇🏇🏇🏇🏇🏇🏇🏇🏇🏇🏇🏇🏇🏇🏇🏇🏇🏇🏇

      Curtir

  1. se entende
    se juntar

    humilhar📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲📲

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s