40 anos de ”Sound Affects”: A entrada do The Jam no movimento Pós punk/New Wave.

Das bandas inglesas da década de 70, o The Jam é uma das que menos tem prestígio entre o público brasileiro, oque na minha opinião é um erro grave, o líder da banda, ”Paul Weller” é um gênio da composição e possui uma obra discográfica fantástica. Um dos discos mais importantes da sua carreira e do Jam, está completando 40 anos, o grande ”Sound Affects”!

A banda vinha do bom ”Setting Sons” de 1978, e demonstrava uma boa sequência, praticamente perfeita na década de 70, acontece que a década de 80 veio e com isso outros movimentos chegaram, o pós-punk/ new wave, synthpop, heavy metal e ganhavam força. O The Jam vinha de uma sonoridade Punk por essência, mas assim como o The Clash, eles tiveram que fazer uma espécie de ”acabamento” na sua sonoridade e desenvolver composições mais pop e menos viscerais para seguir no mercado, e o resultado foi incrível, eles fizeram um disco excelente e sem precisar apelar para uma música pop descartável.

”Sound Affects” chegou ás lojas no dia 28 de Novembro de 1980 e alcançou bons números com o público e crítica, alavancando ainda mais a carreira da banda que naquele momento ganhou mais destaque e se alinhou perfeitamente à música que estava vigente naquela virada da década.

O disco conta com vários sucessos da banda, a começar com ”Pretty Green” a faixa de abertura, uma verdadeira obra de Rock N’ Roll, mostrando que apesar de diferente, a sonoridade da banda continua viva e bem animada. ”Start!”, foi um dos singles e nos mostra que Paul Weller estava bem ligado na cena musical londrina da época, o destaque vai para a a linha de baixo arrebatadora, ”That’s Entertainment” dispensa maiores apresentações, é um dos maiores clássicos da banda e com certeza é a grande música desse disco, minha favorita da banda, uma composição simplesmente perfeita.

De considerações finais, ”Sound Affects”, é um dos grandes lançamentos do ano de 1980 e mostra uma clara evolução do The Jam, que naturalmente saía da sonoridade estritamente punk e com excelência trabalhava rumo à um dos grandes discos da década! Fica a nossa homenagem!

Autor: Neto Rocha

23 anos, e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s