”The Weight”: O sensível Hit da The Band.

The Band já não é conhecida pelo grande público, e se vocês perguntarem se eu acho que alguma música deles poderiam compor a lista das 100 melhores canções de todos os tempos? Minha resposta é sim! E hoje vamos falar da obra prima deles, ”The Weight”!

The Band 1968

Música essa que se se encontra lá no meio do disco de estreia da banda, o ”Music From The Big Pink” de 1968, ela foi um single do disco e foi escrita por Robbie Robertson.

A música começa com um violão tímido e em poucos segundos, entra a banda e Levon Helm demonstrando logo no primeiro hit da banda que é um dos cantores com mais feeling de todos os tempos, toda a cadência e sutileza dessa música nos leva ao céu, é relaxante e empolgante. O tipo de música que nos acalma e nos faz parar de pensar em tudo por 1 segundo que seja, uma verdadeira obra de arte.

A letra dela foi inspirada nos filmes do cineasta Luis Buñuel, seus filmes são conhecidos por suas imagens surreais e críticas à religião, particularmente ao catolicismo. Nos versos da música vemos um cenário de um viajante procurando um local para descansar e após algumas negações ele arruma problemas na cidade de Nazareth, mais pro final ele realiza (na minha interpretação), que é hora de voltar pra casa.

”Eu parei em Nazaré, estava me sentindo meio morto
Eu só preciso de algum lugar onde eu possa descansar minha cabeça
“Ei, senhor, você pode me dizer onde um homem poderia encontrar uma cama?”
Ele apenas sorriu e apertou minha mão, e “Não!”, foi tudo que ele disse”

”The Weight” é uma música simples, sem grandes pretensões pop, mas ainda assim é muito palatável e mostrou que a The Band era muito mais que apenas a banda de apoio de Bob Dylan, é um verdadeiro clássico e está com seu lugar marcado nas 100 melhores canções de todos os tempos!

47/100

The Weight

Autor: Neto Rocha

22 anos, atleta de futebol e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

Deixe um comentário