”Stage Fright” – The Band numa crescente comercial.

A The Band já provou que era muito mais do que apenas a banda de apoio do Bob Dylan, eles cravaram a sua marca na história do Folk Rock ou o Rock rural americano por assim dizer, sendo um dos fundadores do estilo e desfilaram muitos discos que acabaram se encontrando entre os mais importantes daquela época. Hoje vou recomendar o terceiro trabalho deles, o ”Stage Fright”!

The Band 1970

Apenas para nos situarmos bem na linha do tempo, eles haviam estreado em 1968 com o clássico ”Music From The Big Pink” e no ano seguinte lançavam o homônimo (The Band), a verdadeira obra prima da banda, mas isso não significava que a fonte havia secado, eles ainda entrariam fortes na década de 70 e registrariam discos maravilhosos. E o primeiro disco na nova década era ”Stage Fright”.

O disco foi idealizado pelo grande Todd Rundgreen e produzido pela própria banda, e á princípio seria um disco com uma carga emocional menos pesada e bem mais descontraído, mesmo Levon dizendo que sentia um clima sombrio no estúdio, e isso deu bons frutos já que se tornou o maior sucesso do grupo até aqui, alcançando o quinto lugar na Billboard.

O clima descontraído é visto logo na faixa de abertura ”Strawberry Wine”, na voz do grande Levon Helm, um clima bem diferente do que estávamos acostumados. A seguir a vibe fica mais calma com a lindissima ”Sleeping”. Em ”Time To Kill” a musicalidade raíz do grupo exala como nunca, minha favorita do disco. ”The Shape I’m in” na voz de Richard Manuel, é a mais popular do disco e uma das mais populares da banda, representa bem o clima descontraído citado no início.

Podemos dizer que ”Stage Fright” além de mais descontraído, é o disco mais Rock ‘N’ Roll do grupo. Apesar de poucas vezes ser apontado entre os melhores trabalhos, ele foi extremamente importante para o crescimento comercial deles e agrega demais á sua discografia! Fica a recomendação!

The Band Stage Fright

Autor: Neto Rocha

22 anos, atleta de futebol e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

Deixe um comentário