55 anos de ”Help” – Uma clara evolução dos Beatles.

Falar de Beatles é sempre prazeroso, a maior banda de todos os tempos possui uma discografia praticamente perfeita e com diversas fases muito interessantes. A famosa fase ”inocente” termina no disco ”Help” que está completando 55 anos na data de hoje!

A banda vinha de seu ”pior” ou menos inspirado disco por assim dizer, em 1964 eles haviam lançado o ótimo ”A Hard Days Night” e o irregular ”Beatles For Sale”, mas em 1965 a banda entraria em seu ano chave! Um dos lançamentos do ano seria ”Help” um disco muito superior ao último que contaria com músicas que entrariam para história da música pop.

Beatles 1965
”Quando “Help!” saiu em 65, eu estava realmente pedindo ajuda. A maioria das pessoas pensa que é apenas uma música rápida de rock’n’roll. Eu não percebi isso na época; Acabei de escrever a música porque fui contratada para escrevê-la para o filme… Foi o meu período gordo de Elvis.” – John Lennon

Eles estavam produzindo o filme de mesmo nome, e o disco seria o apoio na parte de trilha sonora do filme, tanto que nos Estados Unidos, o disco era encarado propriamente como uma trilha sonora.

O disco abre com ”Help”, uma música que sinceramente eu enjoei mas ainda assim possui um valor artístico enorme, com certeza foi a primeira música dos Beatles que eu ouvi, John Lennon dizia que a faixa era um verdadeiro pedido de socorro e acabou se torando uma música alegre. Já ”You Got To Hide Your Love Away” eu simplesmente amo, uma faixa muito no estilo Bob Dylan e bem reconfortante. ”I Need You” também é linda e apesar de ser uma canção de amor, evidencia uma banda mais madura, uma linda balada assim como ”You’re Going To Loose That Girl” outra música MARAVILHOSA, uma das minhas favoritas do disco. ”Ticket To Ride” foi um dos singles dos disco e também é outra faixa fantástica, chega até a ser a mais grandiosa do disco. Lá no finalzinho do Lado B somos surpreendidos com outras duas grandes composições, ”I’ve Just Seen A Face” ”Yesterday”, essa última, simplesmente uma das maiores composições da história desse mundo, uma faixa extremamente lírica e perfeita, uma das coisas mais lindas que Paul McCartney já fez na vida, lembrando: Em apenas 2 minutos e 5 segundos, um verdadeiro clássico.

Outra coisa que também é um clássico absoluto é a capa do disco, talvez depois da capa do Abbey Road e Sgt. Peppers, essa capa seja a mais clássica da banda. Os quatro estão posicionados formando a palavra ”Help”, saiu de maneira quase que improvisada.

”Help” fez um sucesso mundial e até hoje é um dos discos mais reverenciados dessa fase ”inocente” e marca o encerramento de uma linha de composição do grupo que a partir do próximo (Rubber Soul) escalariam as composições á outro nível e caminhariam á experimentações mais corajosas. De considerações finais, ”Help” é um disco redondo, sem pontas soltas ou gorduras, está longe de ser meu preferido mas é obrigatório a todos! Fica a homenagem e recomendação nos 55 anos de seu lançamento!

Help Album Cover

 

Autor: Neto Rocha

22 anos, atleta de futebol e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

Deixe um comentário