“Tower Records”: A maior loja de discos da história. (Documentário)

Nos dias de hoje, infelizmente a cultura da compra de discos se concentra em um pequeno nicho de amantes dessa prática.

Mas felizmente nem sempre foi assim. É oque podemos ver nesse belo documentário: “All Things Must Pass – The Rise And Fall Of Tower Records.”

A obra nos mostra toda a história, desde a rápida ascensão (década de 60), ao declínio (2006) da gigante loja de discos “Tower Records”, gerenciada pelo empresário Russell Solomon.

A loja recebia regularmente astros do mundo da música como Elton John, Bruce Springsteen, dentre outros, tamanha importância do lugar.

O documentário nos leva diretamente no contexto da época e através de imagens de arquivo nos mostra como funcionava o local.

É muito lindo ver a cultura do consumo de música daquele tempo. Pessoas lotando a loja diariamente, trocando ideias e experiências musicais uma com as outras. Grupos reunidos na frente da loja “fazendo um som” e outros momentos incríveis.

Com a chegada do download grátis pela internet, a Tower veio a ser mais uma vítima da tecnologia e em 2006 acabou fechando praticamente todas as lojas.

Hoje só existe uma filial aberta e é localizada no Japão onde sabemos que o consumo de música é surpreendente levando em conta o tamanho do país.

O fundador Russell Solomon veio a falecer há pouco tempo (4 de março de 2018) e sua contribuição para o mundo da música jamais será apagada.

Bom, “All Things Must Pass – The Rise And Fall Of Tower Records” tem um conteúdo muito interessante, ele mudou meu modo de ver música e fica de recomendação tanto para quem é interessado por música quanto para quem quer saber um pouco mais do contexto da época.

Trailer documentário: “All Things Must Pass – The Rise And Fall Of Tower Records.”

Anúncios

Autor: Neto Rocha

22 anos, atleta de futebol e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

Deixe um comentário