Alguns artistas do movimento punk fizeram uma fusão com elementos do Reggae. Mas com o Bad Brains, o buraco era mais embaixo, imagine pegar toda a estética desse gênero, adicionar músicos de Funk e os colocarem para fazer um som hardcore agressivo veloz e complexo? Foi exatamente aí que a banda embarcou.
Precisamos ir lá para 1982 e dar uma atenção especial para o disco de estreia do Bad Brains,
autointitulado, com uma capa bem maneira e que pode pegar um desavisado que imagina ser um disco de Reggae, por conta das cores. A banda era formada por H.R. (voz), Dr. Know (guitarra), Darryl Jenifer (baixo) e Earl Hudson (bateria).
Como mencionei anteriormente, o disco possui um direcionamento punk bem agressivo, forte e potente. E acho muito curioso que durante a audição somos surpreendidos com interlúdios simples de Reggae que dão um respiro necessário para administrar o ritmo. Acho que o grande destaque vai para a paulada “Banned In D.C.”, que talvez seja a música que mais represente o espírito do Bad Brains, suja, pesada e politizada.
De considerações finais, estamos diante de um trabalho muito corajoso, forte e de muita personalidade. O Bad Brains simplesmente redefiniu e elevou o nível do Punk Hardcore americano. Tenho certeza que muitas bandas dos anos 80 bem mais conhecidas e consagradas beberam na fonte do Bad Brains e na minha opinião vale muito a pena se “sujar” na música deles!

