“Jaco Pastorius”: O baixo elétrico mudou para sempre.

Jaco Pastorius é amplamente reverenciado como um dos mais revolucionários baixistas de todos os tempos e de fato é um selo justíssimo para esse grande virtuoso do instrumento. Para os que não estão familiarizados, ele foi peça importante no Weather Report, um dos grandes expoentes do Jazz Fusion na década de 70.

E para apresentar melhor Jaco, é super recomendado que conheça seu disco de estreia solo que curiosamente, saiu concomitantemente com o clássico “Black Market” do Weather Report em 1976. Aqui temos um trabalho ambicioso de Jaco que deixa ás claras toda sua proposta musical.

Com um time de músicos enorme e de muito peso como Herbie Hancock, Wayne Shorter, Lenny White, David Sanborn, Michael Brecker, entre outros, Jaco tem uma trilha desenhada para brilhar, colocando o baixo como o centro das atenções neste disco quase inteiramente instrumental.

As faixas supreendem a cada minuto, musicalmente não seguem uma linha óbvia, cada uma se trata como peças únicas e devem ser encaradas como uma contemplação da técnica genial de Jaco e sua banda, o virtuosismo impressiona mas ao mesmo tempo ele sabe como trazer uma melodia especial e mais lírica entre as passagens instrumentais, é demais.

De considerações finais, o disco de estreia de Jaco Pastorius não é fácil, requer alguma bagagem de Jazz Bebop e Fusion mas se apreciado do jeito certo, entrará como uma grande pedida. Sem dúvida o papel do baixo elétrico mudou a partir daqui, o nível que o instrumento poderia chegar foi redefinido e serve como documento histórico de quem foi o grande Jaco!

Avatar de Desconhecido

Autor: Neto Rocha

28 anos, e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.