Imagine só caminhar pela ruas de New York pela madrugada e contemplar a atmosfera da cidade nos anos 60? Pois é, imagino que deve ter sido uma grande experiência para quem esteve por lá na época e para quem não esteve assim como eu, talvez a grande pedida seja um disco que transmite uma vibe muito nessa linha, estou falando de “Night Lights” de Gerry Mulligan Sextet.
Lançado em 1963, este disco é um dos trabalhos de jazz mais interessantes que descobri desse período. Musicalmente é leve, carregado de fortes influências da Bossa Nova que estava extremamente alta nos USA e ao mesmo tempo ele transmite um “ar americano” meio Noir que casa muito bem como um todo.
Ouça a faixa “Morning Of The Carnival – From Black Orpheus” e entenda perfeitamente do que se trata, a atmosfera cool, tom reflexivo mas sem abraçar demais a melancólica, o tom é o ideal. As baladas são relaxantes e acolhedoras e ressalto a estética muito bem definida durante toda a experiência. Maravilhoso.
De considerações finais, o disco “Night Lights” é bastante acessível, desde ouvintes iniciantes no gênero, até os mais experientes. O tempo de duração é curto, cerca de 31 minutos, sem gorduras e com muito bom gosto nas composições, recomendo essa experiência única.

