“Shake It Up”: O disco de transição do The Cars.

The Cars foi uma das bandas que conseguiram enfrentar o grande desafio de manter um grande nível mesmo passando por transição de décadas diferentes, dos anos 70 para os 80. E acho muito legal ver a rápida adaptação que eles fizeram para se tornar uma grande força nos anos 80 e o disco de transição entre essas fases é “Shake It Up”!

Lançado em 1981, esse trabalho representa muito bem o caminho sonoro que a banda estava seguindo com excelência em direção a todos os grandes elementos da década sem que perdesse a essência dos primeiros discos. Agora, mais sintetizadores e produção com mais reverb se destaca.

Em termos de composições, eu vejo boa consistência. Ele abre com “Since You’re Gone” que para mim é das melhores músicas da banda, com todos esses elementos sonoros que comentei. Outro grande destaque é a faixa-título “Shake It Up”, tem o DNA do grupo, o estilo único de Ric Ocasek, guitarra limpa e com presença e ritmo envolvente.

Num geral, eu não diria que “Shake It Up ” é um disco perfeito, nem o melhor da carreira do The Cars mas ainda assim é um disco muito importante e de muita qualidade, rendeu ótimos frutos em todos os campos e deixou um legado de um The Cars que entrou de cabeça no mainstream, sem abandonar sua proposta.

Avatar de Desconhecido

Autor: Neto Rocha

28 anos, e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.