“Saxophone Colossus”: Um disco colossal na história do Jazz.

Alguns discos fazem parte de uma discoteca básica em determinado tópico e sempre quando falamos em Jazz, lembramos de grandes nomes como Miles Davis, John Coltrane, Duke Ellington e muitos outros. E nessa discoteca básica um nome que deve ser lembrado é do grande saxofonista Sonny Rollins, nada mais apropriado para o momento do que falar um pouco sobre um de seus trabalhos mais icônicos, estou falando de “Saxophone Colossus”!

Lançado no ano chave onde a música deu um enorme passo (1956), esse trabalho se consiste numa sonoridade focada em hard bop e foi totalmente revolucionário dentro dessa vertente naquele momento. A banda para esse trabalho era formada por Sonny Rollins no saxofone, Tommy Flanagan no piano, Doug Watkins no baixo e Max Roach na bateria.

Com o selo da Prestige Records, Sonny trabalhou em apenas 5 músicas para estrutura do disco e dentre elas, eu destaco “You Don’t Know What Love Is”, uma faixa extremamente sentimental, melodiosa e que invade a alma. Também destaco “St. Thomas”, talvez a faixa mais conhecida de sua carreira.

O tom do disco é bem equilibrado entre swing, profundidade emocional e técnica. O resultado é um trabalho acessível e diversificado, esse é um dos motivos que eu o coloco em posição de discoteca básica para quem quer conhecer mais sobre Jazz, um disco obrigatório de um gênio do instrumento!

Avatar de Desconhecido

Autor: Neto Rocha

28 anos, e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.