Yoko Ono influenciou positivamente a carreira solo de John Lennon?

Yoko Ono talvez seja uma das grandes “vilãs” da história do Rock, pelo menos no inconsciente coletivo de todo mundo. É difícil não ter uma visão negativa sobre a figura de Yoko como um todo, quando lembramos de alguns fatos e características que a cerca, como alguma participação no fim dos Beatles, ao menos no quesito de acelerar o desgaste de John com os outros ex-parceiros e também o seu estilo de expressar arte de um modo no mínimo curioso com proposta ousada de exótica.

Mas a pergunta que fica é: Yoko Ono influenciou positivamente a carreira solo de John Lennon? Essa pergunta pode parecer óbvia para alguns, e passado décadas desde o fim dos Beatles e também da morte de Lennon, talvez seja o momento de refletirmos um pouco sobre o papel de Yoko na vida de John.

É inegável que Yoko Ono tem participação relevante na vida de obra de John Lennon, como parceira em suas lutas políticas, como sua confidente, seu grande amor e por que não musa inspiradora? Será que uma das músicas mais lindas “Woman” existiria se não fosse a presença da Yoko em sua vida?

Tem um documentário muito bacana, que inclusive já fiz uma resenha, chamado “Above Us Only Sky” (inclusive já fiz resenha aqui), que explora muito bem isso e abriu meus olhos para um cenário positivo da Yoko na vida de John, qual jamais enxerguei, e nele podemos perceber como ela realmente ajudava Lennon nas composições especialmente no disco “Imagine”, seu maior clássico. Ela o fazia se questionar, olhar sob outra perspectiva, quase que como um combustível para a usina criativa de John. Além de ser inspiração direta para composições muito importantes como já citei.

A argumentação mais forte que o pessoal costuma usar contra ela é em relação ao espaço que John dava à Yoko em seus discos solo e nisso eu estou totalmente de acordo. Quando Yoko deixa de ser uma inspiração de bastidores, colaboradora de ideias e passar a estar na frente dos microfones é uma lástima, uma experiência inaudível de fato. E ao meu ver isso pesa demais contra a ideia de influência positiva de Yoko na carreira solo de John Lennon.

O melhor exemplo que define perfeitamente a discussão desse artigo é o disco “Double Fantasy” de 1980, ao mesmo tempo em que é um trabalho que talvez não existisse se não fosse a presença de Yoko na vida de John, perde muita qualidade quando recebe músicas cantadas por ela alternadas com umas das melhores composições de John, é uma pena.

A relação de John e Yoko como um todo é controversa mas como estamos aqui falando sobre música, temos que admitir esses pontos positivos e negativos que são parte da história de John Lennon, ao mesmo tempo que Yoko foi seu grande amor, sua inspiração e base para boa parte da sua obra, ela acabou sendo figura central na antipatia de grande parcela dos fãs ao “entrar demais” na música de John em alguns momentos. No fim, se fosse para cravar, eu diria que o saldo é negativo mas deixo essa pergunta par vocês, afinal, Yoko influenciou positivamente na obra de John Lennon?



Avatar de Desconhecido

Autor: Neto Rocha

28 anos, e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.