“Tumbleweed Connection”: Um dos mais ricos trabalhos de Elton John.

O grande Sir Elton John, é dos artistas com a melhor sequência discográfica dos anos 70, a quantidade de obras muito bem amarradas e hits é invejável. E o ano de 1970 foi muito importante para a construção da sua carreira, ele havia lançado dois discos, o auto intitulado e “Tumbleweed Connection”. E este último é o que eu gostaria de recomendar hoje.

Ele é apenas o terceiro disco de estúdio do Elton, apesar do sucessor (Madman Across The Water), ser de fato o disco de maior impacto desse período, aqui temos um disco bastante profundo, quase que conceitual, flertando com o Folk e até Country. A temática gira muito em torno da história americana, ditando diversos momentos com um tom mais sério por assim dizer.

São apenas 10 faixas, tudo é muito lindo. A consistência das composições é impressionante, tanto em nível de qualidade quanto nas escolhas da sequência, o ritmo é moderado do início ao fim prendendo a atenção do ouvinte sem esforço. Confesso que tenho dificuldades de escolher os destaques de um disco tão bem fechado, mas jogo os holofotes para a subestimada “Come Down In Time”, chorar aqui é uma opção relevante. Conter as lágrimas também é um desafio em “Love Song”, primorosa. Mas talvez a mais acessível seja a derradeira “Burn Down The Mission”, que carrega um tom épico.

“Tumbleweed Connection” é dos álbuns mais ricos musicalmente da carreira de Elton John, dizer que é obscuro talvez seja um exagero, mas em certos momentos esse adjetivo se encaixa. A experiência de ouví-lo é inesquecível, nem precisa ser um americano apaixonado por história, basta gostar de música real, deleite-se num dos discos subestimados desse que é um dos maiores gênios da história da música pop!

Avatar de Desconhecido

Autor: Neto Rocha

28 anos, e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.