Qual artista fez o som mais sexy de todos os tempos? George Michael? Marvin Gaye? A briga é boa mas para mim o músico que representou melhor esse sub-gênero se é que podemos nomeá-lo foi Isaac Hayes e hoje eu vim falar um pouco sobre disco mais grandioso de carreira, o super sexy “Black Moses”.
Lançado em 1971, esse disco foi o próximo passo de Isaac depois de lançar a famosa trilha sonora do filme “Shaft” que também é especial. Esses primeiros discos dele são sensacionais, praticamente irretocáveis e “Black Moses” não foge disso, conhecido também por ser extremamente ambicioso, duplo, sofisticado, épico e muito sensual.
Ele tem momentos de interpretações de clássicos como “Close To You” que em 9 minutos parece arrebatar o ouvinte para um mundo de amores e desejos (acredite, essa é a melhor definição), assim como também composições originais como “Good Love”. Num geral é um disco mais cadenciado, do mesmo modo que Isaac foi consagrado, então pode esperar spoken word, sussurros e tudo mais.
Dialogando com o título a capa também é maravilhosa, Isaac pareceu um personagem importante da história da humanidade, e quem disse que não? O som é quase que cinematográfico que apesar de longos momentos de jams e experimentações, inspiram muito cuidado e preciosismo em cada parte da estética do disco.
“Black Moses” talvez não seja o melhor disco da carreira de Isaac Hayes, nem o mais conhecido, mas para mim sempre será um monumento definitivo da Soul Music, que abriu portas para o desenvolvimento do gênero assim como do Hip Hop. É uma verdadeira experiência transcendental, espero que esteja preparado para entender o porquê Isaac era uma verdadeira força da natureza.

