Reconhecida como um dos expoentes do Punk inglês, a banda The Clash surgiu naquele divisor ano de 1977 com seu auto intiulado disco de estreia, colaborando muito para consolidação do movimento. No ano seguinte, em 1978, eles começaram a trabalhar no desafiador segundo disco que se seria nomeado “Give ’Em Enough Rope”!
A missão desta vez seria penetrar no mercado americano, coisa que as bandas inglesas sempre encararam como um desafio. E para terem mais chance de êxito, eles apostaram em novos elementos acertadamente ao meu ver, agora as composições teriam uma abordagem sonora mais acessível graças a produção mais polida, também haveriam refrões mais pop mas claro sem abandonar a rebeldia punk.
Eu posso dar alguns exemplos como “Safe European Home” que abre o disco com energia mas com uma sonoridade mais radiofônica em termos de Punk. Também destaco “Tommy Gun” como grande momento do disco, muito acessível e que ensaia uma sonoridade que viria com força nos discos posteriores.
“Give ’Em Enough Rope”, teve um bom desempenho nas paradas e com a crítica mas ainda não foi aqui que o Clash se estabilizou no mercado americano, ainda assim foi fundamental em preparar o público para o próximo disco que fez a banda atingir um grande patamar mundialmente. Retrospectivamente é visto não só como um degrau importante mas também como peça sólida na pequena e brilhante discografia da banda.

