Tudo no mundo dos Beatles aconteceu muito rápido, no início de 1963 estrearam com “Please Please Me”, revolucionando a indústria e o mundo de uma vez por todas. Já na segunda metade do mesmo ano, em Novembro, a banda trabalhou forte e registrou rápido seu segundo disco de estúdio, o ótimo “With The Beatles”!
Mesmo lançado poucos meses após o disco de estreia, este disco já demonstra um salto significativo para a banda, começando pela produção de George Martin que se revela um pouco mais polida e com um sentimento de menos urgência como vimos no disco anterior. A sofisticação como um todo é mais aparente, o estilo das composições e interpretações estão ligeiramente mais elaboradas, a adição de alguns elementos sonoros e a exploração de novos horizontes já é perceptível. É uma verdadeira benção poder analisar isso de forma retrospectiva e depois de experienciar a obra da banda por tantas vezes.
É difícil falar que uma banda que durou tão pouco e que esteve em constante evolução até o fim, está 100% pronta neste disco porém o arsenal de talento e caminhos que eles já demonstravam aqui é algo realmente muito especial. Falando um pouco das minhas faixas favoritas, “All My Loving“ talvez seja a mais memorável deste disco, emblemática, um trabalho de guitarra revolucionário de John Lennon. “Don’t Bother Me”, eu também amo, a primeira composição de George Harrison. “Please Mister Postman” é um cover sensacional que destaca como o Rock inglês sempre teve muita capacidade. “Till There Was You” é uma das baladas mais especiais de toda a carreira da banda.
De considerações finais, “With The Beatles” é um disco maravilhoso, ás vezes esquecido quando colocado ao lado de outros clássicos da banda, mas saiba que foi um trabalho fundamental para a consolidação da carreira dos garotos de Liverpool que enfrentaram o desafio de lançar um segundo disco e cumpriram a missão com perfeição!

