“Back Door Wolf”: A despedida de Howlin’ Wolf.

O lobo Howlin’ Wolf era conhecido como a voz mais potente e única de todo o Blues. Seus famosos discos dos anos 50 foram fundamentais para consolidar de vez o gênero nos Estados Unidos. E em 1973, já reconhecido como uma lenda, Howlin’ lançou seu último disco de estúdio antes de falecer em 1976, o impecável “Back Door Wolf”.

Este trabalho é uma verdadeira celebração da obra de Howlin’ Wolf que registra na rica e diversa década de 70 um disco clássico de Blues mas que forma esperada se adapta á sonoridade da época com sutis elementos daquele período, então em alguns momentos espere um ritmo mais pop, uma produção mais limpa mas ainda assim, liderada por sua forte e estrondosa voz que contempla uma ótima coleção de composições entre covers e autorais.

É muito interessante ver que Howlin’ Wolf, mesmo em uma idade avançada e chegando próximo do fim ainda entrega uma perfomance de excelência, onde um desavisado pensaria que ele ainda estava no auge. Esse é o tamanho e talento de um ícone. Recomendo muito que explorem “Back Door Wolf”, um verdadeiro tributo à obra que serviu de alicerce para a música americana.

Avatar de Desconhecido

Autor: Neto Rocha

28 anos, e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.