A cena americana do Hip-Hop dos anos 80 foi crucial para consolidação do gênero que ainda tem bastante força até hoje em dia. O grupo N.W.A. marcou história na segunda metade da década com uma carreira curta e meteórica e um dos importantes integrantes era Eazy- E, um rapper visionário que lançou seu primeiro disco solo, este que resolvi recomendar para vocês hoje, intitulado como “Eazy-Duz-It”.
Este disco foi lançado em 1988, concomitante com o disco de estreia do grupo. Carregado de uma sonoridade densa, linhas de baixo marcantes e rimas retas, Eazy-E compõe um disco provocador, colocando seu ponto de vista sobre o conturbado e pesado dia a dia em Compton, Los Angeles.
Faixas como “Nobody Move” ressalta como essa geração conseguia misturar referências tão diferentes para usar como base em suas músicas, grande clássico. Outro destaque, “Boyz-N-The-Hood” (Remix), talvez seja o o maior sucesso de sua carreira com uma narrativa bastante envolvente. “No More ?’s” eu também adoro e mostra a grande porção de repertório que Eazy-E tinha mesmo com o N.W.A produzindo muito naquele ano.
Além de ser um grande trabalho, o disco “Eazy-Duz-It” foi muito importante em abrir portas para que outros rappers do N.W.A e da cena um geral, iniciassem carreiras solo expandindo a sonoridade com muita liberdade criativa. Infelizmente Eazy teve uma morte precoce, que o impediu de desenvolver muitos projetos, mas o foi suficiente para marcar a história da música. Fica a recomendação!

