Poucas coisas são tão satisfatórias quanto ver um artista desempenhar em seu auge. Muitos discos ao vivo ficaram marcados por registrar artistas em grandes fases, com uma banda muito bem ensaiada e um repertório perfeito. Neste artigo, separei um disco ao vivo muito especial para mim que sinaliza elementos dessa introdução, estou falando sobre o disco de “Live at the London Palladium” de Marvin Gaye, lançado em 1977.
Esse disco faz parte de uma série de shows gravados no mesmo local do título em 1976 em Londres. O que mexe com meu coração logo de cara é que ele veio como uma turnê em decorrência do lançamento de “I Want You”, de 1976, um dos discos da minha vida que tem músicas listadas nessa perfomances ao vivo. Ainda sobre o setlist, ele reúne músicas ele reúne a fase mais romântica de Marvin de 1973, com “Let’s Get In On” e deixa de lado a fase mais politizada de “What’s Goin On”, formando uma proposta mais dançante e alto astral.
Esse disco é um verdadeiro ensaio para a era da Disco Music que chegou neste mesmo período, as improvisações e arranjos num geral são muito voltadas para essa onda o que da um charme ainda maior. Falando em voz, eu diria que temos Marvin em seu estado prime, tecnicamente perfeito e com muita, mas muita emoção em cada verso, não é exagero dizer que aquilo ali foi um acontecimento histórico.
Eu nem vejo tanto a mídia levantar muito a conversa sobre esse disco. Sinceramente acho um dos maiores e melhores discos ao vivo de todos os tempos, sem brincadeira. É uma coroação de um período impecável da carreira de Marvin Gaye e se você sentiu uma vontade de cair de cabeça nesse clássico, não pense duas vezes, dê o play com a galera e seja feliz!

