Como é bom ver artistas extremamente talentosos como Ray LaMontagne chegando ao seu auge de composição após lançar 8 ótimos discos de estúdio. Não que ele já não fosse maduro musicalmente desde a fantástica estreia “Trouble” de 2004, mas passados 20 anos, Ray encontra com seu ápice criativo e registra um dos discos de maior qualidade de 2024, estou falando do grande “Long Way Home”.
Estamos nos deparando com um trabalho introspectivo num geral e extremamente reflexivo, essa á uma marca registrada na música de Ray que em pouco mais de meia hora entrega um disco perfeito, uma boa palavra para definir essa obra prima. Em termos de som, a ótima produção chama a atenção e a vibe é atemporal, fazendo-nos acreditar por exemplo que esse até poderia ser um disco do Neil Young da década de 70, mas o conteúdo vai muito além disso.
O disco “Long Way Home” é um trabalho de música americana irretocável, calcado no gospel, folk e soul. É o pacote completo desempenhado por uma das vozes mais belas de sua geração, com identidade e composição. Faixas como “Step Into Your Power”, “Long Way Home” e “And They Called Her California” poderiam facilmente serem consideradas clássicos de 2024, e quem sabe isso um dia aconteça! Talvez esse disco fique fora do radar de muita gente, mas espero que quem passe por esse artigo, entre na onda e medite com Ray LaMontagne.

