Uma das bandas mais respeitáveis da década de 60 é a Big Brother and the Holding Company, banda cujo contou com ninguém mais ninguém menos que Janis Joplin nos vocais e incorporou diversos festivais importantes daquele período. E há exatos 55 anos, era lançado o disco mais importante e reverenciado da carreira deles, o ”Cheap Thrills”!

A banda já havia lançado um disco até então, ainda muito cru em termos de produção e criação, mas em 1968, a banda evoluiu rápido e se apoiou de vez na visceralidade e personalidade do caldeirão chamado Janis Joplin, com sua gargante extridente, uma força da natureza no estúdio e nos palcos. Este disco seria o ”Cheap Thrills”, que já começa seu destaque antes de chegar à vitrola, quando olhamos a obra de arte da capa, uma arte de Robert Crumb, representando todas as canções presentes no disco.
E falando um pouco sobre os destaques do disco, ele é muito enraizado no Blues. É interessante ver que logo aqui, nos deparamos com a maior parte dos clássicos da carreira de Janis. Destaco logo de cara ”Summertime”, minha composição favorita deles, um verdadeiro show de lirismo e interpretação. E o que falar de ”Piece Of My Heart”, uma linda composição e um dos maiores clássicos da década. E ”Ball And Chain” é outra marretada que chama a atenção, amo.
Apesar de ter uma pegada meio ao vivo, o disco foi 98% gravado em estúdio e teve inserções de sons de público em seu decorrer, resultou num disco muito interessante. Hoje em dias esse é daqueles discos Cult, muita gente leva a sério e destaca, até reedições ele já ganhou. E estamos aqui mais uma vez para reverenciar e homenagear os 55 anos do lançamento dessa pedrada de Rock N’ Roll!

