Talvez a maior banda de Soul/Funk de todos os tempos e a mais influente, a Sly and The Family Stone foi muito importante para o desenvolvimento dos gêneros como um todo e até transcendeu para o Rock. Todos os discos são ótimos e hoje celebramos os 50 anos de um desses grandes discos, o ”Fresh”!
Já bem consolidada tanto no meio da indústria musical, quanto em termos de direcionamento sonoro e conceito de música, a Sly and The Family Stone se tornou um verdadeiro pilar do Soul e do Funk americano. E durante o início da década de 70, a banda aproveitou a modernização da explosão musical que se desenvolvia na época e iniciou a produção de seu sexto disco, ”Fresh”.
Aqui, a banda apostaria numa sonoridade mais cool, por assim dizer, com as fortes raízes na sua assinatura defenida, porém incrementeu um direcionamento mais denso nas composições, com letras mais produndas e uma imprevisibilidade que funciona muito bem. Isso fica muito destacado em ”If You Want Me To Stay”, uma das maiores composições deles, complexa, grandiosa, ótima. E diferente dos outros trabalhos, este já segue uma linha menos frenética. E isso mostra uma versatilidade incrível, pois de fato funciona.
De considerações finais, “Fresh” foi aquele disco que confirmou a experiência, bagagem e talento da Sly & The Family Stone. Sem dúvida, é dos melhores da carreira da banda, apesar de ser um pouco diferente dos demais. Talvez seja o momento de reouvir ou dar uma chance a uns dos melhores discos do ano de 1973! Fica a homenagem e recomendação!

