60 anos de “Please Please Me”: O Beatles dando início a uma nova uma era!

Imagina só estar vivo na Inglaterra no dia 22 de Março de 1963 e se deparar com o lançamento de um dos maiores marcos da história da música! Incrível o poder dos Beatles em fazer históriar e exatos 50 anos depois estamos aqui ouvindo suas músicas e celebrando! Senhoras e senhores, “Please Please Me” faz 60 anos! Grande dia que merece todas as comemorações, tudo a partir daqui foi revolucionado!

Nos anos 50, o Rock já havia passado por um processo de revolução através de personagens importantes como Chuck Berry, Little Richard, Elvis Presley, Fats Domino, Buddy Holly e outros. Porém lá na Inglaterra, as coisas iriam mudar, algumas bandas, inspiradas no Rockabilly e Blues americano, estavam processo de criação e desenvolvimento. Uma delas era formada por alguns jovens garotos de Liverpool, que mais tarde, explodiriam no mundo conhecidos como os Beatles!

Em 1963, com o auxilio do genial produtor George Martin, eles tiveram a chance de trabalhar no disco de estreia, intitulado como ”Please Please Me”, que continha 14 faixas compiladas entre covers e canções originais. Numa primeira audição desatenta, você pode até supor que o disco não tem grandes originalidades, super inveções, mas vale lembrar de que pouca coisa relevante no rock existia antes daqui, para não dizer que não havia nada. E de alguma forma sobrenatural, Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Starr conseguiram fazer tudo isso “do dia para a noite”, histórico.

Por justiça, vale mencionar o mérito do grande Pete Best, que antes do Ringo, assumia a bateria e foi muito importante naquele árduo início da formação dos Beatles! Mas vamos lá, voltando a falar do disco, é incrível saber também que o disco foi praticamente gravado em poucas horas e e tentativas, o que você ouve ali é o suco do talento de jovens que anceavam alcançar o topo e rapidamente conseguiram, gênios absolutos!

Falando um pouco sobre os destaques do disco, já vemos um disco muito inspirado na Surf Music, logo na primeira faixa “I Saw Her Standing There”, uma das maiores aqui, ganhou milhões de covers pelo mundo até hoje. Apesar de pouco lembrada, amo “Anna (Go with Him)”, assim como “Ask Me Why”, linda, harmoniosa e aconchegante. E o que falar de “Baby It’s You”, maravilhosa, minha favorita do disco. “Love Me Do” só não é o maior destaque desse disco pois lá no final do lado B, temos uma rellíquia chamada “Twist And Shout”

Apesar de não ser diretamente um dos discos que mais amo dos Beatles, certamente tenho que dizer que isso aqui deveria estar exposto num grande museu, em termos de arte, se equipara a uma pintura ou escultura revolucionária, ou até o dia em que o homem descobriu o fogo. Existe um antes e depois dos Beatles, que mudaram tudo, indo muito além da música, atingindo a política e o comportamento humano e o primeiro passo foi o lançamento de “Please Please Me”, que hoje está completando seus exatos 60 anos! Fica a grande homenagem e honra poder compartilhar com vocês!



Autor: Neto Rocha

25 anos, e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.