Quanta classe você já viu num disco? Posso dizer que poucas vezes me deparei com tanto refinamento e qualidade como em tudo oque envolve o grande Donald Fagen. Além do Steely Dan, sua carreira solo também é de prestar atenção e hoje comemoramos os 40 anos do melhor trabalho ali! O belo “The Nightfly”!
Lançado em 1982, o disco está totalmente alinhado com a cena musical do pop naquele momento. Na sua carreira, Donald havia experienciado a separação de sua banda que tanto fez sucesso na década de 70, o Steely Dan.
Com coragem e determinação ele inicia a carreira solo com o disco que para mim é o melhor de sua carreira solo, o “The Nightfly”, que exala o quão importante era seu nome para a qualidade da banda! Neste trabalho, Donald apostaria completamente num estilo de composição autobiográfico, com letras bastante pessoais que contrastam com uma leveza pop, arranjos fantásticos e uma sutileza que lhe é peculiar!
Como curiosidade esse foi um dos primeiros discos gravados num formato 100% digital, mas quem fala mais alto mesmo é o alto nível das composições, como “I.G.Y”, “Green Flower Street” e a própria faixa título.
“The Nightfly” é um verdadeiro espetáculo da música pop, partindo da sua artística capa, passando pelo seu nome e terminando no final da última música do lado B. Com certeza é um dos grandes discos não só do pop e do ano de 1982 mas um dos melhores de todos os tempos e merece demais esse destaque aqui no Entre Acordes nos 40 anos de seu lançamento!
