50 anos de ”Superfly”: Um gigante clássico de Curtis Mayfield.

As trilhas sonoras da década de 70 não eram simples discos genéricos para ficarem como um mero plano de fundo para os filmes. Mas sim obras definitivas pop que faziam parte da discografia desses artistas de maneira muito sólida. O disco aniversariante de hoje é o ”Superfly”, que está completando exatos 50 anos! Um dos maiores clássicos do grande Curtis Mayfield!

Esse é o terceiro disco de Curtis, foi lançado em 1972 e está muito bem localizado dentro da discografia dele, o disco que o antecede é simplesmente o grande ”Roots” de 1971 que é uma obra prima, logo ele se encontrava num momento muito bem inspirado.

E neste ano de 1972, Curtis em grande fase, começou a trabalhar em uma trilha sonora que viria a ser de um filme chamado ”Superfly”, e o disco é considerado um dos expoentes do Soul, e um dos primeiros discos de Soul politizado, com um teor lírico sobre questões sociais e humanitárias. O grande destaque do disco vai para a faixa ”Pusherman”, muito icônica, acessível e clássica!

O disco ”Superfly” acabou se tornando muito maior que o filme, afinal é uma obra concreta da história do Soul, é muito inspirado com grandes músicas, inventivo, muito bem produzido e cantado. Pode muito bem ser colocado na sua lista base de Soul, foi muito influente para o desenvolvimento do gênero na década de 70 e merece essa homenagem nos 50 anos de seu lançamento! Fica homenagem!

Autor: Neto Rocha

24 anos, e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

122 pensamentos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s