“Homebase”: O Rapper Will Smith antes do auge em Hollywood.

Não tem como pensar em Will Smith e não associá-lo diretamente ao seu sucesso cinematográfico em Hollywood. Mas pouca gente sabe que antes do seu estrelato nas telas, ele viveu uma carreira como rapper que logo foi emendada na série “The Fresh Prince of Bel-Air”, ou muito conhecida no Brasil como “Um Maluco No Pedaço”.

Vamos lembrar que no final dos anos 80, o hip hop vivia um momento de muita ascensão e presença no cenário musical, grupos como Public Enemy e N.W.A. ditavam o ritmo do gênero com suas letras agressivas e corajosas. Por outro lado, outros artistas representavam o hip hop como algo leve, criativo e mais alto astral, e uma dupla que apostava nisso era DJ Jazzy Jeff & The Fresh Prince, formada por Jeff Townes e Will Smith.

Eles começaram sua carreira na segunda metade da década de 80, vindo da Filadélfia e já chamaram a atenção com “Rock The House” de 1987, consolidando de vez esse estilo de rap mais “clean” e polido por assim dizer. Eles ainda lançaram outros bons discos “He’s the DJ, I’m the Rapper” de 1988 e “And In This Corner…” de 1989.

Depois disso eles lançaram o disco que para mim é o grande ponto alto da carreira da dupla, e também a grande recomendação deste artigo, estou falando de “Homebase” de 1991. Aqui chegamos realmente no auge musical que eles alcançariam, a produção é muito a cara de seu tempo, todo o disco é muito leve, fluido, agradável, palatável. Ele tem sua estrutura bem emendada, onde nem sentimos as músicas passarem, bem uniforme.

O maior sucesso dele é “Summertime” e de fato é uma grande composição, te transporta para os USA daquele período, consigo imaginar a vibe da época sem estar lá. Outra coisa que alavancou o disco foi o lançamento da série “The Fresh Prince of Bel-Air” que ocorreu no mesmo ano de 1991. O resto é história.

De considerações finais, o álbum “Summertime” e a dupla DJ Jazzy Jeff & The Fresh Prince como um todo são um retrato de um momento muito legal da cena do hip hop mais alto astral e positiva, tem seu valor e marca uma guinada na carreira de Will Smith! Fica a recomendação!

Avatar de Desconhecido

Autor: Neto Rocha

28 anos, e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.