Prepare os ouvidos! Poucas vezes o Punk foi tão visceral e radical quanto o que fez o Black Flag. Uma das bandas com melhor identidade estética e sonora no Rock, eles vieram com seu primeiro disco de estúdio no recheado ano de 1981, ano chave para uma virada em diversos segmentos do Rock e no Punk não foi diferente.
Muita raiva, revolta e energia é entregue em cada uma das faixas, como tem que ser. A icônica capa é reverberada entre qualquer entusiasta desse estilo, digna de quadro! Compostos por Henry Rollins no vocal, Greg Ginn na guitarra, Dez Cadena também na guitarra, Chuck Dukowski no baixo, Robo na bateria e Mugger nos backing vocal a banda chegou em seu estado mais bem acabado mesmo no primeiro disco, carregado de clássicos.
Eu destaco “Rise Above” que abre o disco com uma pedrada e mostra que o Black Flag veio como uma banda diferente, pronta para moldar o gênero do Punk Hardcore. “Six Pack” talvez seja o grande clássico e para mim carrega um dos grandes riffs da história. “Damaged I” e “Damaged II” são os testamentos de um geração com cicatrizes que tinha muito a dizer. É um disco perfeito.
De considerações finais, “Damaged” é um disco com uma dose a mais de energia, ideal para momentos em que você precisa dela, motivação ao nível máximo. É um documento histórico do Punk Hardcore e se você estiver pronto para embarcar nessa, certamente não se arrependerá. Nos resta saber se você aguenta segurar essa barra.

