“Coisas”: A obra prima de Moacir Santos.

Parece loucura dizer isso hoje, mas a música brasileira já teve um nível de requinte e excelência tão boa quanto qualquer grande obra internacional. O jazz é frequentemente categorizado nessas colunas e hoje venho falar sobre um disco que vai muito além disso mas representa muito bem o gênero, estou falando de “Coisas” de Moacir Santos.

Lançado em 1965 esse disco é um grande apanhado de jazz, ritmos “afro-brasileiros”, música erudita em formato instrumental e é amplamente conhecido por seu pioneirismo dentro do Jazz. As faixas são todas intituladas como “Coisa” seguida de um número e cada uma tem um tema diferente o que gera curiosidade durante a audição. Tudo muito interessante e autoral.

Os arranjos são memoráveis e complexos, sinto uma liberdade nas composições e isso se reflete num som mais abstrato com um tempero brasileiro muito enriquecedor. Moacir Santos é um dos grandes nomes da nossa música e o disco “Coisas” sem qualquer dúvida é dos grandes monumentos da história. Inovador, ousado, transcendental e que segue sendo redescoberto. Ouçam essa obra e deleitem-se!

Avatar de Desconhecido

Autor: Neto Rocha

28 anos, e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.