50 anos de “(Pronounced ‘Lĕh-‘nérd ‘Skin-‘nérd)”: A perfeita estreia do Lynyrd Skynyrd.

Ok, o título do disco é esquisto, o nome da banda é bastante exótico mas a música presente neles é universal e muito reconhecível. O Lynyrd Skynyrd é um verdadeiro monumento do Rock americano e exatamente hoje, comemora-se os 50 anos lançamento de seu fantástico disco de estreia, “(Pronounced ‘Lĕh-‘nérd ‘Skin-‘nérd)”! Será que vingou?

Com uma personalidade forte e um potencial notável, o Lynyrd Skynyrd chegou em 1973 como a principal bandeira do Southern Rock na década de 70, um disco de estreia pronto com a devida sonoridade destacada e uma das composições mais famosas já feitas na história. É com todo esse peso que chega “(Pronounced ‘Lĕh-‘nérd ‘Skin-‘nérd)”, um título nada convidativo.

Uma capa comum, evidenciando os membros da banda mostra a simplicidade da proposta deles, da primeira faixa até a última nota-se uma sensibilidade que apenas gigantes demonstraram e isso aliado com uma produção que podemos classificar como perfeita, marca esse disco. Logo, falando sobre os destaques do disco, ”Tuesday’s Gone”, uma faixa extremamente melódica, marcante e minha favorita de toda carreira da banda, lindíssima. ”Simple Man”, melancólica, introvertida e confessional, grande momento. E quando achamos que o disco acabou, lá no final do lado B, ”Free Bird”, simplesmente um petardo, compara-se com um hino, a representação ideal da música americana, épica, completa, solos de guitarra envolventes, um vocal hipnotizante, um pacote completo que ganha versões constantes mesmos 50 anos depois.

“(Pronounced ‘Lĕh-‘nérd ‘Skin-‘nérd)” é mais do que um dos melhores discos do movimento Southern Rock, é um documento histórico dos Estados Unidos, é carregado de sentimento e sinceridade, a música não fica muito melhor do que isso, e que satisfação estar aqui para celebrar os 50 anos desse grande disco! Fica a recomendação!

Avatar de Desconhecido

Autor: Neto Rocha

28 anos, e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.