Sim, já se passaram 15 anos desde o lançamento de um dos trabalhos mais marcantes dos anos 2000. O Coldplay elevou seu patamar com o lançamento de “Viva La Vida or Death and His Friends”, trabalho que divide opiniões! Vamos conversar sobre ele!
Até aquela altura de suas carreiras, o Coldplay já estava relativamente estabilizado na indústria, com discos consolidados, shows lotados mas ainda tinha muita lenha pra queimar, e em 2008 eles lançaram um disco bem ousado e que carregaria o maior clássico da carreira, “Viva La Vida or Death and His Friends”.
Neste trabalho, a banda se mostrou muito madura, e pronta para explorar um trabalho mais refinado, com novos instrumentos e uma temática diferente! Musicalmente, encontramos uma onda pop em alguma faixas como “Strawberry Swing” que para mim é das mais subestimadas da banda, muito inspirada. Mas é claro que todo mundo lembra da faixa título, que revolucionou a música pop naquela década, uma das composições mais épicas da história da música, lendária e atemporal.
Eu considero o disco “Viva La Vida” um dos melhores discos da banda, num nível muito próximo ou igual ao trabalho anterior, o “X & Y” e muito melhor do que qualquer coisa lançada pela banda posteriormente.
De considerações finais, é um disco excelente, com uma produção perfeita colaborada por Brian Eno e um nível de composição muito elevado! Se você não conhece a banda, talvez seja melhor começar pelo disco anterior mas se nunca deu muita bola para o “Viva La Vida”, a melhor hora é agora!

