50 anos de ”Waka/Jawaka”: Frank Zappa sendo genial mais uma vez com o Jazz Fusion!

Entre ano, sai ano e sempre acabamos nos encontrando com Zappa por aqui, afinal, o homem foi uma verdadeira máquina genial criativa, contando com mais de 70 discos de carreira. O mais interessante é que a maioria deles são maravilhosos e hoje vamos conversar um pouco sobre um dos meus favoritos, o ”Waka/Jawaka” que está completando exatos 50 anos!

No início dos anos 70, Zappa se encontrava numa fase sensacional, disco a disco ele vinha se reinventando e desenvolvendo uma sonoridade autoral única com propostas diferentes do que estava rolando no Rock, ousando até mais que Pink Floyd que também se encontrava num momento parecido de carreira.

Seus dois últimos discos de estúdio foram o ”Chunga’s Revenge” de 1970 e ”200 Motels” de 1971, dois excelentes trabalhos que já foram homenageados aqui no Entre Acordes. E em 1972, Zappa optou por apostar em algo que deu muito certo em ”Hot Rats”, dessa vez o disco seria composto de maneira quase totalmente instrumental.

Ele se chamaria ”Waka/Jawaka”, totalmente influenciado pelo Jazz Fusion, com um certo virtuosismo característico dele, músicas imprevisíveis porém não tão estranhas ao ponto de serem inacessíveis. Trata-se de uma experiência muito agradável e hipnotizante, tudo isso em apenas 4 músicas em 36 minutos, um trabalho bastante enxuto.

De considerações finais, ”Waka/Jawaka” talvez seja o disco ideal para começar a ouvir Frank Zappa, é um trabalho de Jazz Fusion bastante acessível para iniciantes na carreira discográfica dele. E fora que é um dos melhores de toda a carreira dele. Se você ainda não conhece esse trabalho, sugiro que o faça urgentemente! Fica a homenagem e recomendação!

Autor: Neto Rocha

26 anos, e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

58 pensamentos

Deixe um comentário