55 anos de ”The Rockin’ Chair”: Uma verdadeira aula de Blues!.

Um bluesman com quase 2 metros de altura e uma voz tenebrosa. Sim, estou falando do velho lobo, Howlin ‘Wolf é um dos meus favoritos dentro desse mágico gênero e hoje completa-se 55 anos de um dos maiores e melhores discos da história do Blues, o autointitulado conhecido como ”disco da cadeira”!

Este é apenas o segundo disco da carreira de Howlin ‘Wolf, e é basicamente uma coletânea dos singles lançados pela gravadora Chess entre 1960 e 1962. Como eu disse, o disco é conhecido pela sua icônica capa e a galera frequentemente se refere a ele como The Rockin ‘Chair Album.

Seja la qual o melhor título do disco, o que mais me interessa é essa sonzeira que esse clássico nos trouxe, digo isso pois vale lembrar que esse disco mais parece uma coletânea da história do Blues, é inacreditável. Praticamente todas faixas foram reinterpretadas posteriormente por vários dos maiores músicos de suas gerações, para você ver o poder de Wolf!

Musicalmente, o disco é visceral, muito por conta da voz marcante de Howlin! A produção é bem básica o que na minha visão é uma grande vantagem dentro do gênero do Blues, o trabalho de guitarra destila muito feeling em composições como ”Little Red Rooster”, ”Spoonful” e ”Back Door Man”.

De considerações finais, ”Howlin ‘Wolf”’ou o disco da cadeira, é um dos maiores e melhores discos de todos os tempos, é um verdadeiro documento da história da música e merece demais todo esse reconhecimento. É um disco que transcendeu o Blues e ditou o estilo por muito tempo. Se você ainda não é um grande fã do gênero, sugiro que de uma atenção maior a este grande clássico! Fica a homenagem e recomendação!



Autor: Neto Rocha

24 anos, e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s