”Blue Train”: Um disco para conhecer John Coltrane e o Jazz.

Falar de John Coltrane aqui no Entre Acordes, quase sempre é jogar no fácil. Além de ser um dos maiores nomes da história do Jazz, ele possui uma carreira discográfica praticamente perfeita, sem discos gordurosos nem nada do tipo. E hoje chegou a hora de falar sobre um de seus maiores trabalhos, o belíssimo ”Blue Train”!

O último disco lançado até então por Coltrane, era o ”Miles & Coltrane” de 1958, um bom disco fruto de uma magnífica parceria. A banda no disco é formada por Paul Chambers no baixo e Philly Joe Jones na bateria, sem contar o gênio John Coltrane no saxofone, o resultado não poderia ter sido diferente, o lançamento do grande ”Blue Train”!

Aqui temos um John bem mais maduro como músico em comparação aos seus discos anteriores, a sonoridade é sóbria, cadenciada e cool. A construção do clima é estabelecida desde o primeiro segundo com a grandiosa faixa de abertura ”Blue Train”, mas minha favorita sempre será a melancólica e acolhedora “I’m Old Fashioned”, o tipo de música que muda o estado de espírito, poucas tem esse poder!

Como curiosidade, John considerava esse disco o melhor de sua carreira até este ponto, e eu concordo perfeitamente com ele, isso pra não dizer que é o melhor da carreira, eu o coloco pelo menos entre os 5, é um grande clássico.

Na minha opinião, ”Blue Train” é um disco básico para começar a gostar de Jazz, sem dúvida estaria entre as minhas 5 indicações iniciais! É um trabalho praticamente perfeito, sem algo a ser melhor resolvido e vemos um John Coltrane praticamente em seu estado puro de como ele viria a tocar nos anos seguintes! Fica a grande recomendação!

Autor: Neto Rocha

24 anos, e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s