55 anos de ”Fresh Cream”: A bela estreia do Cream.


Qual o melhor Power Trio de todos os tempos? Difícil responder isso sem deixar muita gente boa de fora da resposta, mas uma coisa eu sei, quando eu penso nesse tema, logo me lembro de 3 ingleses que mudaram o jogo na década de 60, o grande Cream. Vamos aproveitar para falar dos 55 anos do disco de estreia deles, o ”Fresh Cream”!

O Cream era um super grupo (talvez o primeiro da história), formado por Ginger Baker na bateria, Jack Bruce no baixo e vocal e Eric Clapton na guitarra, nada mal né?! Pois é, essa banda conseguiu estrear na segunda metade da década de 60 e mudou o jogo, sem dúvida. Nunca antes uma banda de 3 peças conseguiu reproduzir um som como esse, com essa qualidade musical e instrumental.

Musicalmente o disco tem uma boa produção, e já é uma mistura de Blues Rock com um direcionamento para o Rock clássico que estava se formando aos poucos. Logo na estreia, o Cream já chega com o pé na porta, com 3 músicos tocando muito e com grandes composições. Ele abre com ”I Feel Free” o primeiro single da banda e bem diferente do que a banda veio a compor posteriormente, apesar de ser diferente, ela é uma das minhas preferidas. ”N.S.U.” foi escrita no primeiro ensaio da banda e é maravilhosa assim como ”Sleepy Time Time”. Outros dois grandes destaques no fim do lado B é ”I’m So Glad” e ”Toad”, essa última ficou conhecida como supostamente ser o primeiro solo de bateria lançado num disco de Rock, Ginger Baker era de outro mundo!

De considerações finais, o disco ”Fresh Cream” é um verdadeiro monumento do Rock N’ Roll da década de 60. Ele nos mostra uma banda que estreou com o pé direito, já recheado de belas composições e que estavam prontas para fazer muitas jams ao vivos pelas casas de shows de Londres! Se você nunca foi muito além de ”Sunshine Of Your Love”, recomendo que corra para cá e descubra um novo mundo! Fica a nossa homenagem e recomendação!

Autor: Neto Rocha

24 anos, e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s