45 anos de ”Tejas”: ZZ Top provando sua consistência na década de 70.

Quem acompanha o blog sabe que a gente adora falar sobre o ZZ Top que infelizmente nesse ano de 2021 perdeu seu baixista Dusty Hill. Para celebrarmos sua memória vamos comentar um pouco sobre o disco ”Tejas” que está completando hoje 45 anos de seu lançamento!

A querida banda do Southern Rock havia lançado o disco ”Fandango” em 1975, disco qual a gente já homenageou aqui no Entre Acordes, depois disso a banda embalou numa turnê e depois entrando na era pré-digital, começou a apostar nesse modo de gravação para seu futuro disco que viria a ser o ”Tejas”.

A banda vê o disco como um fase de transição dentro do estilo da banda, eu posso concordar com isso já que os discos posteriores foram cada vez mais se distanciando de uma sonoridade mais raiz do Southern Rock e adentrando um pouco mais na sonoridade pop que atingiu seu auge no disco ”Eliminator” de 1983. Vale destacar que o som no ”Tejas” ainda é muito dentro do Southern e isso me agrada muito.

Temos um conteúdo muito linear e sóbrio digamos assim, 10 músicas pouco mais de 34 minutos, sem firula, sem enrolação e com muita alma. A produção é cristalina e realça demais as guitarras, coisa que é muito característica da sonoridade do ZZ Top. Músicas como ”It’s Only Love”, ”Diablo” e ”Ten Dollar Men” fazem do disco uma verdadeira obra do Rock. A capa também é a mais representativa possível.

De considerações finais, o disco ”Tejas” é um dos melhores discos da banda, daqueles para colocar na lista e apreciar a visceralidade e talento desses grandes músicos! Foi um disco que trouxe uma consistência para a banda! Vale demais a comemoração e a atenção da galera! Fica a nossa homenagem!


Autor: Neto Rocha

24 anos, e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s