”Heartbreak Hotel”: O primeiro sucesso de Elvis Presley.

Carregar o peso de ser talvez o primeiro hit da carreira de Elvis Presley não é pouca coisa. Chegando bem próximo à metade do nosso quadro ”As 100 melhores canções de todos os tempos”, é hora de falar de um CLÁSSICO em caixa alta, ”Heartbreak Hotel”! Vamos entender sua origem, e o que fez dela ser esse fenômeno.

Elvis 1956

Ela foi o primeiro single de Elvis, lançado em janeiro de 1956 pela RCA. Ela foi composta por Tommy Durden e Mae Boren Axton e Elvis também ganhou créditos. A letra teria se revelado como inspiração após ele ver um artigo no jornal sobre o suicídio de um homem que saltou da janela de um hotel.

A letra fala mais especificamente sobre um homem que sofreu uma desilusão amorosa e que agora ele encontrou um novo lugar para ficar, esse lugar é a Rua Solitária, lá existe o ”Hotel do coração partido” (Heartbreak Hotel), e ele está tão solitário que ele pode de fato morrer por isso.

”Oh, e ainda que esteja sempre lotado
Você sempre pode achar um quarto
Para os amantes de coração partido
Desabafarem suas tristezas

Eles têm estado tão
Eles têm estado tão solitários, querida
Bem, eles estão tão solitários
Eles estarão tão solitários que poderiam morrer”

Após receber a composição, Elvis foi prontamente para o estúdio para gravá-la com a sua banda The Blue Moon Boys, o guitarrista Chet Atkins e o pianista Floyd Cramer. O resto é história, o single liderou as paradas por 7 semanas e ajudou muito a alavancar esse meteórico início de carreira dele.

A letra sentimental, a maneira como Elvis a interpretou e sua simplicidade formaram o pacote perfeito para que a música se tornasse um verdadeiro clássico, tudo isso em apenas 2 minutos e 7 segundos de duração. Esse blues se tornou uma carta marcada em muitas apresentações de diversos artistas até os dias de hoje. O poder de Elvis é quase que imensurável, fiquem com essa linda música que com certeza é uma das 100 melhores canções de todos os tempos.

Heartbreak

48/100

Autor: Neto Rocha

22 anos, atleta de futebol e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

Deixe um comentário