”You Send Me”: O primeiro hit da Soul Music.

Qual foi o primeiro hit da Soul Music? Eu diria que Sam Cooke foi o autor desse marco, vamos voltar lá para os anos 50 para falar de ”You Send Me”, a escolhida dessa semana para o nosso quadro ”As 100 melhores canções de todos os tempos”!

Sam Cooke

Apesar das milhares de versões da música, ela foi originalmente gravada por Sam Cooke e lançada como single em 1957, logo em sua estreia, Sam experimentou um sucesso enorme, já que ela alcançou o número 1 nas paradas.

A música é inovadora para a época, nos anos 50 fora o Rockabilly, Blues e Jazz, não tínhamos o Soul como o gênero com uma verdadeira identidade, ele estava nascendo daquelas ”baladas pop” de músicos como Frank Sinatra, Billie Holiday e Nat King Cole. Então quando ouvimos ”You Send Me”, nos deparamos com uma evolução considerável no estilo de composição e voz.

Composta pelo próprio Sam Cooke, ela começa rapidamente com ele cantando o primeiro verso e revelando uma voz que entraria para a história do Soul. Com quase 3 minutos de duração, ”You Send Me” nos mostra um eu lírico que se surpreende quando descobre que o que ele sente por seu amor é mais do que uma mera paixão, ele quer algo muito mais sério, como um casamento.

”No começo eu pensei que era paixão
Mas woo, que durou tanto tempo
Agora encontro-me querer
Para casar com você e te levar para casa”

”You Send Me” se tornou um clássico desde seu lançamento, sendo um marco histórico para o gênero do Soul que estava prestes a nascer e além de seu conteúdo histórico, ela é uma música perfeita, daquelas que é impossível não gostar. Uma boa pedida para as 100 melhores canções de todos os tempos!

46/100

You Send me

 

Autor: Neto Rocha

22 anos, atleta de futebol e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

Deixe um comentário