50 anos de ”Fun House”: Mais um passo dos Stooges na direção do protopunk.

Carregando uma autenticidade e visceralidade única, os Stooges prosseguiram firmes em sua proposta desenvolvendo uma sonoridade protopunk muito á frente de seu tempo. O disco que quase chegou nesse ápice foi ”Fun House” que está completando hoje 50 anos de seu lançamento.

The Stooges 1970

Após o lançamento de seu disco bom disco de estreia, os Stooges não obtiveram o retorno esperado e com um novo produtor ”Kingsmen Don Gallucci” a banda entrou em estúdio para a gravação de ”Fun House”, agora os excessos seriam cortados mas a crueza só aumentava cada vez mais. A preocupação era transmitir a energia que a banda transmitia dos palcos para o estúdio.

Sem o processo de gravação convencional dos instrumentos e isolamento ideal, a banda entrou em estúdio em busca de reproduzir a energia desejada e lançaram um disco bastante cru e forte.

Em 7 músicas excelentes em aproximadamente 36 minutos, o disco nos entrega um excelente documento, podemos ver isso logo na porrada inicial ‘Down on the Street”, preparem seus alto falantes, aqui eu acredito que eles já estavam bem perto do propósito do disco em apresentar essa energia da banda, a ”sujeira” dos instrumentos e a pegada do líder Iggy Pop dão a visceralidade nunca antes vista no Rock. ”T.V. Eye” é uma das minhas preferidas, só aqueles berros que o Iggy da durante a música já valem, uma porrada quase punk que estremece o ambiente, o peso das guitarras nesse disco é fora de série. ”1970” também é um ponto alto, frenética e Iggy da tudo de si em cada segundo, fantástica!

”Fun House” é um disco obrigatório para quem gosta de Rock. Foi o passo certo dos Stooges na direção do protopunk que chegaria ao seu ápice 3 anos depois com o lançamento de ”Raw Power”. Vamos celebrar e colocar pra rodar essa pedrada que completa 50 anos de seu lançamento!

Funhouse

 

Autor: Neto Rocha

22 anos, atleta de futebol e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

Deixe um comentário