VINCE CLARKE: 60 ANOS!

Hoje é dia de falar de mais um daqueles nomes que, muitas vezes, passa batido pelo grande público, mas é mais conhecido do que se imagina – ou pelo menos há algumas músicas que com certeza você conhece, mas não sabe de quem se trata. Estou falando de Vincent John Martin, mais conhecido como VINCE CLARKE, um dos fundadores do Depeche Mode e, após a sua saída da banda, firmou parcerias muito bem sucedidas como o Yazzo e o Erasure.

No dia do seu 60º aniversário, venho prestar uma singela homenagem a este grande expoente do Synthpop. Nascido em Basildon, cidade localizada no condado de Essex, Clarke, quando criança, estudou violino e piano. Fundou o Depeche Mode junto com Martin Gore, porém, participou apenas do primeiro disco da banda, Speak and Spell, lançado em 1981; foi o suficiente para Clarke assinar o grande sucesso ”I Just Can’t Get Enough”, um dos maiores clássicos do Depeche.

Assim que deixou a banda, Vince formou o duo britânico Yazoo (conhecido nos Estados Unidos como Yaz) junto com a cantora Alison Moyet (vocal). A dupla fez um grande sucesso comercial, muito por conta das músicas “Only You”, “Situation” e principalmente “Don’t Go”, as quais atingiram o top 10 das paradas britânicas. Clark nunca foi um cara acomodado, e decidiu que era hora de embarcar noutra empreitada em sua carreira.

VC1

Em 1985, fundou outro duo, agora com o cantor Andy Bell, que também fez muito sucesso; digo mais, foi o momento de maior êxito comercial e popular da carreira de Vince. Com o Erasure, emplacou várias músicas como “Oh L’amour”, “Sometimes”, “Stop”, “Blue Savannah”,”I Love to Hate You” e “Always”. Também fizeram muito sucesso aqui no Brasil, no final da década de 80, tendo músicas que inclusive fizeram parte de trilhas de novelas, algo muito significativo à época; como eu disse no início do texto: Duvido você nunca ter escutado ”A Little Respect” pelo menos uma vez na vida.

Recomendo muito que conheçam a carreira deste grande nome da música pop dos anos 80, tenho certeza que encontrarão muitas pérolas chanceladas pelo nosso aniversariante, que continua em atividade até os dias de hoje. HAPPY BIRTHDAY, VINCE CLARKE!!

A text by @lukaspiloto7twister

Autor: Luc Rhoads

Um grande apaixonado por música e aventuras. Carioca, estudante de Educação Física, professor de inglês e vascaíno doente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s