60 anos de “Brôto Certinho” de Celly Campello

undefined

‘Brôto Certinho’ que foi lançado pela Odeon em 1960, é o segundo disco de Celly Campello e é tão importante quanto o primeiro de 1959 que continha ‘Estúpido Cupido’ e ‘Lacinhos Côr De Rosa’ que fizeram bastante sucesso no Brasil durante o período da Jovem Guarda. ‘Brôto Certinho’ é um registro histórico do rock Brasileiro que mostra que não é de hoje que as terras tupiniquins estão ligadas com tudo que acontece no mundo, o disco trouxe um dos maiores clássicos do nosso rock estampado na primeira faixa do lado B do LP com a música ‘Banho De Lua’ que nada mais é que uma versão adaptada em Português da canção Italiana ‘Tintarella di Luna’ de Franco Migliacci e Bruno De Filippi na voz da cantora Italiana Mina.

undefined
(Mina – Tintarella Di Luna, 1960).

A música é tão conhecida no popular Brasileiro que inclusive eu já pensei que fosse nossa. Porém a gravação na voz de Celly viajou o mundo e atingiu ouvintes fora do país, pois também ganhou prensagem em Portugal pela Parlophone em 1960, a mesma gravadora que lançou os Beatles em 1962 (The Beatles – Love Me Do, 1962).

undefined
(Celly Campello – Banho De Lua, 1960)

Diferente dos Estados Unidos que trazia Elvis Presley e outros grupos de rapazes como os mais populares “representantes do Rock”, no Brasil quem representava o Rock’n’Roll era Celly que ficou carinhosamente conhecida como ‘Rainha do Rock’.

A capa traz o rosto sorridente da cantora que na época devia ter entre 17 e 18 anos junto a um casal de jovens adolescentes ao fundo que como na cena do clássico “a Dama e o Vagabundo” da Disney onde os cães dividem um spaggetti e se beijam, um casal de jovens adolescentes divide um milkshake enquanto trocam olhares de afeição representando o estilo de vida do Rock n’Roll Americano da época.

undefined
H. Armstrong Roberts – Laughing Couple Sharing A Drink

Numa época que milkshake ainda era novidade inclusive nos Estados Unidos, a foto da capa já mostrava seu ar moderninho e ‘pra-frentex’ em relação a cultura da época. Diz a lenda que a especiaria (Milkshake) foi traga ao Brasil pela Bob’s em 1952 no Rio de Janeiro, a mesma que vendia o famoso Milk Shake de Ovomaltine desde 1959 (Sobre o Bob’s, 2020).

Texto por Gustavo Montagnini

Recomendo escutar:

  • Broto Certinho
  • Banho De Lua
  • Pra mim e você
  • Não Tenho Namorado

https://www.youtube.com/watch?v=fvdWNuNrNnE
Banho de Lua – Celly Campello

FICHA TECNICA
Celly Campello ‎– Brôto Certinho
Odeon ‎– MOFB 3.162
Com Mário Gennari Filho e seu Conjunto e Côro
Lado 1
01 – Broto Certinho [One Woman Man] (Greenfield-versão de Fred Jorge)
02 – Billy (Joanette Archey – versão de Fred Jorge)
03 – To Know Him Is To Love Him (Philip Spector)
04 – Querida Mamãe [Dear Mom And Dad] (Frank C. Slay Jr. – Bob Crewe – versão de Fred Jorge)
05 – Over The Rainbow (Harold Arlen – E. Y. Hamburg)
06 – Frankie (Neil Sedaka Howard Greenfield-versão de Fred Jorge)
Lado 2
01 – Banho De Lua [Tintarella di Luna] (B. de Filippi – Migliacci – versão de Fred Jorge) (BIEM)
02 – Os Mandamentos Do Broto (Mário Gennari Filho – Fred Jorge)
03 – Para Mim E Você [For Me And My Gal] (George W. Meyer – Edgar Leslie-E. Ray Goetz Versao: Fred Jorge)
04 – Bronken Heart Melody (Sherman Edwards – Hal David)
05 – Não Tenho Namorado [I Ain’t No Steady Date] (Gladys Marie Caballero – versão de Fred Jorge)
06 – Grande Amor [Instant Love] (Fred Spielman – Milton Drake – versão de Fred Jorge)

BIOGRAFIA
Bobs.com.br. 2020. Sobre O Bob’s. [online] Available at: https://www.bobs.com.br/sobre [Accessed 15 May 2020].
Discogs. 2020. Celly Campello – Banho De Lua. [online] Available at: https://www.discogs.com/Celly-Campello-Banho-De-Lua/release/3837602 [Accessed 15 May 2020].
Discogs. 2020. Mina (3) – Tintarella Di Luna. [online] Available at: https://www.discogs.com/Mina-Tintarella-Di-Luna/master/703550 [Accessed 15 May 2020].
Discogs. 2020. The Beatles – Love Me Do. [online] Available at: https://www.discogs.com/The-Beatles-Love-Me-Do/master/1154826 [Accessed 15 May 2020].
Roberts, H., 2020. Laughing Couple Sharing A Drink By H. Armstrong Roberts/Classicstock. [online] Pixels. Available at: https://pixels.com/featured/laughing-couple-sharing-a-drink-h-armstrong-robertsclassicstock.html [Accessed 15 May 2020].

Anúncios

Deixe um comentário