O incrível documentário sobre uma lendária orquestra escolar negra

Pensem numa escola localizada em Houston no Texas, no fim dos anos 60. Um lugar em que a música era tratada como algo extremamente importante para a edificação do ser humano, e portanto, disponham do ensino musical como parte fundamental da grade curricular de seus estudantes. Neste local, um professor e maestro chamado Conrad O. Johnson, lecionava com muito afinco aos seus estimados alunos, a arte da maravilhosa e histórica música negra americana. Os estudantes eram treinados com muita dedicação no ofício do Jazz/Funk, e o empenho era tanto, que aquilo que era simplesmente uma banda de colégio, se tornou algo seriamente profissional, sendo batizada de Kashmere Stage Band. É exatamente a história incrível dessa banda escolar que é contada no excelente documentário “Thunder Soul: The True Story of Conrad Johnson & The Kashmere Stage Band”, lançado em 2010 e produzido e narrado pelo ator Jamie Foxx, da qual tenho o grande prazer de lhes indicar hoje a vocês, queridos seguidores do “Entre Acordes”.

A Kashmere Stage Band é simplesmente uma orquestra escolar Black Power, que faziam uma junção poderosa de Jazz e Funk recheadas de uma avassaladora sessão de metais, linhas de baixo chacoalhedoras, percussões impressionantes e incríveis solos de guitarras Jazzisticos, que resultavam em Jams excepcionais dotadas com grooves que pesam uma tonelada. O documentário relata de forma esplêndida a saga desta cultuada banda de colégio que praticamente se tornou profissional, e que se originaram de uma escola chamada “Kashmere High School”, localizada numa área de periferia conhecida como “Kashmere Gardens”, frequentada predominantemente por alunos negros e de baixa condição social, que eram extremamente estimulados a estudarem música com seriedade. O assunto era tão importante, que logo a banda foi encarregada de participar de disputadíssimas competições musicais, e até mesmo a gravar discos espetaculares entre 1968 e 1978.

Assistindo ao documentário, não há como não se encantar com a incrível determinação com que o educador musical Conrad O. Johnson conduzia seus discípulos com muita garra e disciplina, atuando como um verdadeiro mestre que sabia de tudo sobre as origens, as ramificações e o espírito da música negra, sendo um verdadeiro expert em Jazz, que justamente isso, foi o principal fator diferencial da “Kashmere Stage Band”, que injetavam em suas espetaculares Jams, solos virtuosos e Jazzisticos de tirar o fôlego, o que só abrilhantava ainda mais o som groovado e sacolejante dos estudantes. Não é a toa que a banda venceu 42 das 46 batalhas disputadas entre 1969 e 1977.

É de se emocionar também, a forma como o documentário mostra os alunos, já 30 anos mais velhos, ainda falando muito emocionados sobre as histórias da banda e da forma imensamente carinhosa a como eles se referem ao maior herói musical da vida deles, o já saudoso Conrad O. Johnson, o homem que transformou intensamente a vida de vários jovens negros através do amor e do poder da música. Altamente recomendado!

O lendário educador musical Conrad O. Johnson.
Anúncios

Autor: Felipe Silva

28 anos, paulista, corinthiano, e o mais importante, consumidor compulsivo de música! Rock, Soul, Funk, Blues, Jazz, MPB, que a música boa seja exaltada independente de gênero. God bless you all.

Deixe um comentário