A História do Genesis em “Sum Of The Parts”

Continuando nossa saga pelos grandes documentários musicais, chegou a vez de contemplar uma das entidades do Rock Progressivo, e uma das maiores bandas da história. Falo, é claro, do Genesis, que em 2014 nos agraciou com “Sum Of The Parts”!

Produzido pela BBC, o documentário faz um panorama bem abrangente da carreira da banda, do sonho dos garotos de Godalming até a explosão Pop e as reuniões nos últimos anos, passando por cada álbum/turnê. O ingrediente que, ao meu ver, faz o filme valer a pena são os diálogos entre os integrantes. A formação original de Peter Gabriel, Steve Hackett, Tony Banks, Phil Collins e Mike Rutherford se reúne novamente para conversas muita francas e bem-humoradas, revelando muito sobre como era o ambiente por vezes conflituoso do Genesis em seu auge.

As poucas deficiências o documentário, ao meu ver, estão no início. A fase Peter Gabriel, apesar de bem retratada e com algumas imagens de arquivo raríssimas, deixa um gostinho de que poderia ser maior e mais detalhada. Também ocorre um certo descaso com a carreira solo de Steve Hackett, que é simplesmente fenomenal. Mas, apesar desses poréns, “Sum Of The Parts” ainda é mais do que recomendado, e serve como um documento histórico para qualquer um que queira se aprofundar nos mais de 50 anos de carreira dessa instituição musical!

Autor: Caio Braguin

16 anos, baterista, aficionado por música (e todas as formas de arte) desde o berço. Música é minha vida!

Deixe um comentário