I’m Your Captain! – 50 Anos de “Closer To Home”

Continuando nossa “saga” Grand Funk Railroad, seguimos sua ascendente incrível entrando na década de 70. Após a aula de Hard Rock em “Grand Funk” (1969), o trio mais quente do momento entrava novamente em estúdio, com uma boa dose de ambição. Estamos falando do que é, para mim e acredito que para muitos fãs, o melhor disco da banda, uma obra-prima de nome “Closer To Home”, que hoje completa 50 anos!

O som por aqui continua aquele Hard Rock porrada, selvagem característico do trio, mas adiciona alguns caprichos sonoros inéditos até então. Isso já é perceptível na espetacular “Sin’s A Good Man’s Brother”, com sua belíssima intro acústica que, é claro, logo é cortada por um Riff MONOLÍTICO de Mark Farner, que também entrega uma performance vocal de tirar o chapéu. Nos primeiros minutos, já temos tudo o que nos faz amar o Grand Funk, com passagens instrumentais calcadas na propulsão percussiva de Don Brewer e o baixo simplesmente estrondoso de Mel Schacher.

“Aimless Lady” pode ser considerado um momento mais “acessível”, com um ritmo cadenciado e liderado pelas quatro cordas de Schacher. Já “Nothing Is The Same” escancara a pegada mais funkeada da banda, com um Groove espetacular de Brewer, que logo evolui para um dos momentos mais selvagens do disco, com os solos alucinantes de Farner.

Começamos a ouvir uma pegada diferente na belíssima balada ao estilo Grand Funk de “Mean Mistreater” baseada numa excelente linha de teclado. Daí surgem a pegada R&B da (quase) instrumental “Get It Together” ou a Jam groovada e sensacional de “Hooked On Love”, com coros extremamente marcantes no refrão. Mas, o melhor fica para o final, e “Closer To Home (I’m Your Captain)” é um verdadeiro épico, com seus 10 minutos de pura perfeição. Se iniciando numa pegada mais acústica, ela logo evolui com as repetições de “I’m getting closer to my home”, e crescendo com arranjos orquestrais simplesmente deslumbrantes. Se a ideia era fechar o disco num tom grandioso, deu mais do que certo!

Como esperado para essa grande obra, “Closer To Home” foi um sucesso acachapante, alcançando a sexta posição na Billboard 200 e tornando o Grand Funk, merecidamente, uma das maiores bandas de Rock ‘n’ Roll do planeta. 50 anos depois, Mark Farner, Mel Schacher e Don Brewer ainda são nossos capitães nessa viagem espetacular!

A banda ao vivo no Atlanta Pop Festival, 1969.

Autor: Caio Braguin

16 anos, baterista, aficionado por música (e todas as formas de arte) desde o berço. Música é minha vida!

Deixe um comentário