50 anos de ”It’s A New Day – Let A Man Come In”: Um ótimo e ignorado disco de James Brown.

Listar os melhores álbuns de James Brown é uma tarefa bastante difícil, apesar de enorme, sua discografia é muito rica e em sua maior parte se manteve extremamente regular, com algumas excessões os discos apresentam sempre uma entrega e qualidade inquestionável.

Se tem um disco que não podemos colocar entre os 5 melhores do Godfather Of Soul mas ainda assim é um disco obrigatório, é o grande ”’It’s A New Day – Let A Man Come In”, que está completando 50 anos!

James Brown 1970.jpg

Sendo praticamente ignorado pela grande parte do público, o disco não traz grandes hits como ”Sex Machine” e ”I Got You (I Feel Good)”, mas é composto por 9 faixas redondas e inspiradas na voz de James Brown.  O disco conta com alguns apanhados de singles misturados á músicas inéditas que fazem o balanço perfeito durante toda a audição.

Na abertura temos ”It’s a News Day (Part 1 and 2)”, uma divertida e dançante faixa, deixando a abertura clara, revigorante e simples, tudo oque a gente esperava de James Brown. A seguir nos encontramos com a faixa ”Let A Man Come And Do The Popcorn”, com seus mais de 7 minutos, ela nos apresenta uma linha insistente dos instrumentos que se movimenta por toda a música, poderia muito bem estar no disco ”The Payback” de 1973. Talvez a minha preferida de todo o disco seja o belíssimo cover de ”Georgia On My Mind”, pode parecer loucura, mas a versão de James não deve nada á Ray Charles, ambos conseguiram encarnar o espírito da música. ”If I Ruled The World” também é digna de destaque, uma balada extremamente sensível e acolhedora, o tipo de música que te abraça.

De fato ”’It’s A New Day – Let A Man Come In” não é um disco perfeito, nem está entre os melhores álbuns da história da Soul Music, mas eu me nego a deixá-lo passar extremamente desapercebido, ainda mais por ser um disco do ”Godfather Of Soul”, fica a nossa homenagem e recomendação.

James Brown Album Cover

 

Anúncios

Autor: Neto Rocha

22 anos, atleta de futebol e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

Deixe um comentário