Hoje, o Entre Acordes abre alas para celebrar o que seriam os 90 anos de um dos maiores mestres de nossa música, e um dos muitos exemplos de “exportação” brasileira para o mundo, o inigualável Sivuca!

Nascido Severino Dias de Oliveira na pequena cidade de Itabaiana, Paraíba, o albino Sivuca sempre foi um prodígio. Começou a tocar a sanfona aos 9 anos, de forma autodidata, e partiu para Recife, onde trabalhou em diversas rádios e gravou seus primeiros 78 rpm, incluindo o clássico “Adeus, Maria Fulô”, posteriormente regravado pelos Mutantes. Sua estreia solo veio em 1956, com “Eis Sivuca”, onde já demonstra um virtuosismo incrível, numa época em que estudava teoria musical e harmonia no Rio de Janeiro com o compositor erudito César Guerra-Peixe.
Já um multi-instrumentista e compositor renomado internacionalmente, ele se muda para Nova Iorque em 1964, onde viveu por longos 12 anos, tornando-se simplesmente uma lenda. Trabalhou como arranjador e diretor musical com a cantora africana Miriam Makeba (famosa pelo hit “Pata Pata”), foi diretor musical em diversos especiais de TV, compôs trilhas de filmes, além de, é claro, gravar seus próprios discos.

De sua incrivelmente prolífera carreira, destaco “Sivuca” (1973) e algumas parcerias sensacionais. Entre elas “Sivuca e Rosinha de Valença” (1977) é um show essencial para quem quer enriquecer sua bagagem musical brasileira, simplesmente uma odisseia tupiniquim (e ainda melhor com o bom humor contagiante de Sivuca). Suas colaborações com o “irmão de cor e de som” Hermeto Pascoal também são memoráveis, especialmente quando ambos subiam num palco, uma energia incrível. Por fim, o disco “Cada Um Belisca um Pouco” (2004), uma homenagem ao rei do Baião com, simplesmente, Dominguinhos e Oswaldinho, é obrigatório para qualquer forrozeiro de plantão!
Infelizmente, Sivuca veio a falecer no dia 14 de dezembro de 2006, mas, estarmos celebrando suas 9 décadas só prova que ele é um verdadeiro patrimônio cultural de nosso país, e que merece ser sempre relembrado!

Sivuca era demais mesmo, um dos artistas brasileiros mais completos que o mundo já conheceu. Merece ser sempre reverenciado!
CurtirCurtido por 2 pessoas
http://www.get Net .com br
CurtirCurtir
www get Net com..br
CurtirCurtir
http://www.get Net .com.br
CurtirCurtir
www .get Net com.br
CurtirCurtir
Memória curta.
CurtirCurtir
Cristaculos kellis
CurtirCurtir
Creses de choro
Desturbio de sono
Arrepios.
Tudo mundo se preocuparam.
Os médicos veterinários.
CurtirCurtir
Acho que odeio
CurtirCurtir
Não presta .
Provocar.
Cris .
Bonito chute no pênis .
CurtirCurtir
Não presta.
Provocar.
Cris .
Bonito chute no pênis.
CurtirCurtir
@# medo de apanhar do seu próprio pai #$.
CurtirCurtir